Os Sete Chakras

11/09/2011 13:26

Chakras - Centros Energéticos

 

Os chakras são, segundo a filosofia iogue, canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital que nutre órgãos e sistemas.
Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.

A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles n

osso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.

 

 Cada ponto energético (Chakra) tem origem graças ao encontro dos três canais energéticos (Ida Nadi, Pingala Nadi e Sushumma Nadis). São definidos sete pontos energéticos (Chakras) principais alinhados em uma coluna ascendente da base da espinha até o topo da cabeça. Cada ponto energético (Chakra) possui determinadas características, tais como com uma certa cor, a um aspecto da consciência, a um elemento clássico (o que é elemento clássico?) e outras características. São representados por uma lótus com diferentes números de pétalas. São eles:

1- Muladhara (Chakra da Base): Formado entre o cóccix e a região pubiana. Ligado à nossa existência neste mundo e à nossa consciência que nos permite sobreviver no mundo. Associado à vontade de existir, de ser e de se exprimir. Relaciona-se com os medos ligados à sobrevivência.

2- Svadhistana (Chakra Sagrado): Localizado acima da região pélvica, quatro dedos abaixo do umbigo, está associado à reprodução, fonte de energia e prazer sexual. Estimula a busca do prazer material, regendo o gosto pela arte, das emoções e das relações com o sexo. Chakra do movimento, da expansão e da intuição emotiva.

3- Manipura (Chakra Solar): Localizado no ponto de junção das costelas flutuantes, está associado à mente racional, a vitalidade e a vontade. Rege nossa relação com o mundo exterior.

4- Anahata (Chakra do Coração): Localizado no meio do peito, na altura do coração, é a ponte entre os três chakras anteriores com os outros três acima. Realiza a união entre as energias materiais e espirituais. Associado com o amor, compaixão e a auto-cura.

5- Vishudda (Chakra da Garganta): Localizado no meio da garganta, está associado à comunicação, ao som e a capacidade de receber e assimilar, de auto-expressão.

6- Ajna (Chakra da Consciência ou Terceira Visão): Localizado no meio da testa, acima do nariz, está associado às idéias e ações que recebemos de uma entidade superior. Relaciona-se diretamente com o conceito de intuição e percepção extra-sensorial.

7- Sahasrara (Chakra da Coroa): localizado no topo da cabeça, é aquele que nos conecta ao universo e suas energias cósmicas.

De cada ponto um destes sete pontos energéticos (Chakra) principais, surgem canais energéticos (Nadis) secundários, por onde também circula a energia vital do movimento (Prana) e que por sua vez dão origem a pontos energéticos (Chakras) secundários. Todos estes postos de energia (Chakras) e seus canais (Nadis) estão diretamente associados à saúde do indivíduo. De fato, o Yoga trabalha todos este pontos energéticos (Chakras) como medida preventiva ou curativa.

Nos vídeos abaixo, confira uma explicação animada sobre os Chakras em 3 partes.

Voltar